O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso , anunciou que o tribunal retribuirá os presentes recebidos pelos ministros com itens personalizados: lenços para mulheres e gravatas para homens. “Faço apenas um registro, que não passará despercebido: o novo departamento STF Fashion lançou uma gravata para os homens e, para as mulheres, um lenço belíssimo”, afirmou Barroso nesta quinta-feira (6), durante uma sessão no tribunal.
Em 2024, o STF destinou aproximadamente R$ 800 mil à produção de itens personalizados. Segundo a Corte, o investimento cobre um período de cinco anos, pois os produtos passaram a ser comercializados pelo próprio tribunal.
Barroso destacou que a gravata traz um símbolo do STF e justificou a iniciativa: “Recebemos muitas visitas ou viajamos para locais onde nos presenteiam. Portanto, essa foi uma forma que encontramos de retribuir os eventuais presentes.”
Atualmente, o tribunal vende cerca de 40 tipos de souvenires, incluindo chaveiros, copos térmicos, canecas, cadernos, pen-drives e blocos de notas.