Durante entrevista concedida no último sábado (1º), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), confirmou que lançará sua pré-candidatura à Presidência da República em 2026. Ele também já definiu a data do anúncio oficial: 28 de março deste ano.

“Vou concorrer, tanto é que vocês já estão convidados para o dia 28 de março. Já vou dar partida na minha pré-candidatura à Presidência da República. E daí, já vou começar a percorrer o Brasil nos finais de semana, visitando todos os estados e levando a nossa discussão, a nossa proposta”, declarou Caiado.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ronaldo Caiado

Apesar da confirmação, o governador enfrenta um obstáculo jurídico. Ele foi declarado inelegível sob a acusação de abuso de poder político nas eleições municipais de 2024. A decisão foi resultado de uma ação movida pela chapa do candidato derrotado no segundo turno, Fred Rodrigues (PL-GO), que o acusa de ter utilizado a estrutura do governo estadual para promover eventos políticos em favor de Mabel após o primeiro turno.

Caiado, no entanto, afirmou que recorrerá da decisão e negou ter cometido qualquer irregularidade eleitoral ou moral. Sobre a escolha de seu candidato a vice, o governador disse que ainda é cedo para definir um nome, mas garantiu que a decisão será tomada durante a convenção nacional do União Brasil em 2026.