A taxa de desocupação subiu para 6,5% no trimestre encerrado em janeiro de 2025, conforme atestado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta quinta-feira (27).

A taxa de desemprego subiu 0,3 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, encerrado em outubro de 2024. De acordo com o IBGE, aproximadamente 7,2 milhões de brasileiros procuravam emprego em janeiro, ante 6,8 milhões no trimestre anterior.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1
Taxa de desemprego sobe para 6,5% no governo Lula, aponta IBGE

Esta é a segunda alta consecutiva do indicador, após o IBGE registrar o menor patamar da série histórica (iniciada em 2012), no trimestre encerrado em novembro do ano passado (9,1%).

Subutilização

O IBGE registrou estabilidade na taxa de subutilização no país. O índice está em 15,5% no trimestre encerrado em janeiro e caiu dois pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado.

Conforme o IBGE, o subutilizado é aquele que está desempregado, trabalha menos do que poderia ou não procurou emprego, mesmo estando disponível para trabalhar.