O ex-presidente Jair Bolsonaro continua sendo o principal nome da direita para a eleição presidencial de 2026. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG), reforçou essa posição ao afirmar que Bolsonaro é o candidato mais competitivo para a disputa. As informações são da Folha de S. Paulo .
“Eu espero que ele vença essa batalha [da reversão da inelegibilidade]. Não há, segundo as próprias pesquisas, nenhum nome que supere o dele [Bolsonaro] com chances de ganhar da esquerda”, declarou Zema.
Caso Bolsonaro não consiga reverter sua inelegibilidade, o governador defende a unificação da direita em torno de um único candidato. Entre os nomes cogitados estão o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), considerado o mais forte depois de Bolsonaro, além de Ronaldo Caiado (União-GO), de Goiás, e Ratinho Jr. (PSD-PR), do Paraná.
“Me parece que não é algo fácil devido a questões partidárias e de ego, mas que se tente pelo menos, que se trabalhe e que ele [Bolsonaro] também venha a apoiar”, pontuou Zema, destacando a necessidade de unidade caso o ex-presidente permaneça inelegível.
Nos últimos meses, Zema tem ganhado destaque na oposição ao governo Lula. Em um de seus embates mais recentes, vetou o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), medida que beneficia estados endividados com a União.
O presidente Lula, por sua vez, ironizou a decisão e criticou o governador mineiro. “O governador deveria vir aqui me trazer um troféu do primeiro presidente da República que ele tem conhecimento que nunca vetou absolutamente nada de nenhum governador ou prefeito por ser contra ou por ser oposição”, declarou Lula.