O deputado estadual Leonardo Siqueira (Novo), de São Paulo, pediu o afastamento de seis dirigentes e conselheiros da Petrobras indicados pelo Governo Lula (PT). O pedido foi protocolado na quarta-feira (25), por meio de ações na Justiça Federal.
Leonardo Siqueira pediu o afastamento de Raoni Iago Pinheiro Santos, Benjamin Alves Rabello Filho, José Affonso de Albuquerque Netto, Daniel Cabaleiro Saldanha, Cristina Bueno Camatta e Arthur Cerqueira Valério.
O parlamentar do Novo fez o pedido alegando “interferência política” na gestão da Petrobras. Ele ressaltou que o Ministério Público já tem investigações em andamento nesse sentido.
Além de acionar a Justiça Federal, o deputado ingressou com representação junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), solicitando investigação e fiscalização de um possível conflito de interesse envolvendo o presidente do Conselho da Petrobras, Pietro Mendes, e também o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia.