O Nordeste brasileiro é conhecido por seu clima quente e seco durante o mês de julho e com pouca ocorrência de chuvas. No entanto, a previsão atual indica chuvas intensas em algumas regiões neste primeiro fim de semana do mês.

Neste sábado, nas regiões litorâneas da Paraíba e Pernambuco, incluindo Recife, a nebulosidade e a probabilidade de chuvas fortes aumentam. A população deve estar atenta a possíveis alagamentos e deslizamentos de terra. Nas demais capitais da costa leste do Nordeste, há previsão de precipitações fracas a qualquer momento.

Já no domingo (07), as chuvas perdem força e restringem-se ao litoral leste do Rio Grande do Norte até Maceió, e ao litoral do Ceará e porção central do Estado. Durante a madrugada, as instabilidades tendem a dissipar-se, diminuindo a intensidade dos acumulados na manhã de domingo. Precipitações pontuais e fracas devem atingir grande parte do Nordeste durante a tarde.

Na segunda-feira (08), é dia de céu nublado e precipitação fraca ao longo do litoral leste e norte do Nordeste. No interior, a previsão é de muita nebulosidade, mas sem chuvas.

Apesar do clima seco, algumas cidades do interior do Nordeste podem registrar temperaturas mais baixas durante a noite, devido à sua localização geográfica.