Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elegeram, durante votação realizada nesta terça-feira (07), a ministra Cármen Lúcia como a nova presidente da Corte Suprema Eleitoral para o biênio 2024-2026. Por sua vez, o ministro Kassio Nunes Marques foi eleito para assumir a vice-presidência.
Carmen Lúcia até então era a vice-presidente da Corte Suprema Eleitoral, e também foi a primeira mulher a presidir o Tribunal, em 2012. Agora, ela sucede o ministro Alexandre de Moraes, que esteve na presidência de 2020 a 2024, e que encerra o mandato no dia 03 de junho. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça , ocupará a cadeira de ministro deixada por Moraes.
Eleita por seis votos, a magistrada agradeceu a confiança depositada pelos ministros. “Eu agradeço, em meu nome e do ministro Kassio Nunes Marques, a confiança do tribunal, pelos votos que nos foram dados. Nos comprometemos os dois a, como temos feito, honrar a Constituição, as leis da República e nos comprometer inteiramente com responsabilidade e absoluta dedicação a que o Tribunal Superior Eleitoral, a Justiça Eleitoral brasileira continua a cumprir sua função constitucional em benefício da democracia brasileira”, afirmou a recém-eleita presidente da Corte.
No ano de 2024, período em que acontecem as eleições municipais, também marca a segunda vez em que Carmen Lúcia esteve no comando de um pleito. Ela também foi relatora das resoluções que norteiam as eleições.