O Rio Grande do Sul recebeu, nesse sábado (11), mil antenas de internet da Starlink, doadas pelo bilionário Elon Musk. A carga com os equipamentos desembarcou na base aérea de Canoas.

A internet da Starlink será utilizada nas regiões mais afetadas pela tragédia climática. Elon Musk garantiu que o acesso à internet será gratuito até que a região se recupere.

Foto: Clauber Cleber Caetano/Presidência da República
Elon Musk

As antenas serão encaminhadas ao Centro Administrativo de Contingência para restabelecer a comunicação em setores da Defesa Civil, Segurança Pública, hospitais, escolas e outros serviços públicos essenciais.

Operadores que atuam no Estado gaúcho também ofereceram acesso gratuito à internet e telefonia nas cidades mais atingidas. Entretanto, a Defesa Civil reporta que várias regiões continuam sem os serviços.

Alerta de mais chuvas

Foto: Lauro Alves/Secom
Operação de resgate no RS

Mesmo diante de toda a catástrofe, o Rio Grande do Sul seguirá enfrentando fortes chuvas nos próximos dias. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), informou que neste domingo (12), há uma probabilidade “muito alta” de novas cheias, especialmente na região centro-norte do Estado.

Segundo as previsões meteorológicas, as chuvas continuarão até a próxima terça-feira (14).