José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, de 87 anos, anunciou nesta segunda-feira (29) que está com câncer de esôfago. Em pronunciamento a jornalistas, ele afirmou que recebeu o diagnóstico na última sexta-feira (26) durante exames de rotina.

Cercado por líderes políticos e pessoas próximas, Mujica falou sobre o estado de saúde de forma franca. “Preciso informar que na sexta-feira passada fui ao Casmu [hospital] fazer um check-up, resultado do qual foi descoberto que eu tenho um tumor no esôfago, que é obviamente muito comprometido e que é duplamente complexo no meu caso, porque eu tenho uma doença imunológica”, afirmou.

O líder uruguaio ressaltou que, enquanto puder, seguirá atuando politicamente. “Enquanto isso, enquanto eu puder, vou continuar militando com meus companheiros, fiel ao meu jeito de pensar”, disse.

“A vida é bela, mas se desgasta”

O ex-presidente também fez uma reflexão sobre, afirmando que, mesmo a vida sendo bela, acaba se desgastando. “Quero transmitir às meninas e aos meninos que a vida é bela, mas se desgasta. A questão é recomeçar cada vez que cair e, se houver raiva, transformá-la em esperança. Ninguém é salvo sozinho”, concluiu.