A Polícia Federal (PF) prendeu duas ucranianas que estavam com ovos de araras-azuis-de-lear, que estão em extinção, na cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais, na sexta-feira (02). Os ovos das aves iriam ser vendidos no mercado ilegal na Europa e na Ásia. As ucranianas estavam a caminho do Aeroporto Internacional de Guarulhos, rumo à Europa.
De acordo com nota publicada pela PF, os ovos eram achados no interior da Bahia, em área de unidade de conservação federal, com ajuda de moradores locais. Além disso, eles receberam informações de que as ucranianas estavam na região e por isso começaram a acompanhar o deslocamento das duas.
Ao abordarem as ucranianas, a PF encontrou uma estufa em uma bolsa no carro das suspeitas e ali encontraram seis ovos de araras-azuis-de-lear. Por conta disso, as ucranianas foram presas em flagrante e posteriormente encaminhadas à Polícia Judiciária Federal, onde devem responder por tráfico ilegal de animais e contrabando.
Além da Polícia Federal e Rodoviária Federal, a operação teve apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA).