Morreu, na madrugada desta terça-feira (24), o ex-governador do Rio Grande do Sul, Alceu Collares, aos 97 anos. Ele estava internado há oito dias no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, e sofreu falência múltipla dos órgãos.

Alceu Collares havia sido diagnosticado com enfisema pulmonar há cerca de oito anos e, em novembro, contraiu pneumonia. O quadro acabou se agravando, o que levou à internação. O corpo do político foi velado no Palácio Piratini, e o sepultamento ocorrerá no Cemitério Jardim da Paz, na capital gaúcha.

Foto: Divulgação/Colégio Militar de Porto Alegre
Alceu Collares

Único governador negro do Rio Grande do Sul, Alceu Collares também foi vereador, prefeito de Porto Alegre e deputado federal.

O governador Eduardo Leite (PSDB) decretou luto oficial de três dias em todo o estado gaúcho e prestou solidariedade à família e aos amigos de Alceu Collares. “Minha solidariedade aos filhos de Collares, e à sua esposa, Neusa Canabarro, neste momento de dor. Que possam encontrar conforto na memória de sua trajetória e no reconhecimento de sua contribuição para nossa sociedade. O Rio Grande do Sul perde um grande líder, mas seu exemplo será eterno”, declarou o gestor.