O príncipe imperial do Brasil, Dom Antônio de Orleans e Bragança , faleceu na manhã desta sexta-feira (08), aos 74 anos. Ele estava internado desde julho na Casa de Saúde São José, no bairro Humaitá, zona sul do Rio de Janeiro, devido a complicações respiratórias. A causa da morte foi confirmada como doença pulmonar obstrutiva crônica.
O velório de Dom Antônio será realizado na Igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, localizada no bairro da Glória, também na zona sul do Rio de Janeiro.
Dom Antônio deixa esposa, a princesa belga Dona Christine de Ligne, e quatro filhos: Dom Rafael de Orleans e Bragança, atual príncipe imperial do Brasil, e as princesas Dona Maria Gabriela e Dona Amélia de Orleans e Bragança. Também são membros da família o genro James Spearman e os netos Joaquim e Nicholas Spearman.
O príncipe era tio do deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) e irmão de Eudes de Orleans e Bragança, falecido pai do deputado.
Com o falecimento de Dom Antônio, seu filho, Dom Rafael de Orleans e Bragança, assume o título de príncipe imperial do Brasil. O primo, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, permanece como o primeiro na linha de sucessão da monarquia brasileira.
Em nota oficial, a Casa Imperial do Brasil expressou pesar pelo falecimento de Dom Antônio:
“É com grande tristeza que comunicamos o falecimento de Sua Alteza Imperial e Real, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Antônio de Orleans e Bragança, ocorrido hoje, 8 de novembro de 2024, na cidade do Rio de Janeiro, aos 74 anos de idade. Ele partiu confortado com os sacramentos da Santa Igreja, e Deus Nosso Senhor teve por bem chamá-lo a Si.
O falecido deixa sua esposa, a Princesa Imperial Viúva do Brasil, Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança; seus filhos, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Rafael de Orleans e Bragança, e as princesas Dona Maria Gabriela e Dona Amélia de Orleans e Bragança; genro, James Spearman; e netos, Joaquim e Nicholas Spearman.
Profundamente consternado, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, solicita orações em sufrágio da alma de seu querido e sempre leal irmão. Mais informações sobre as exéquias serão divulgadas em breve.”