O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski , deverá ser nomeado pelo presidente Lula como ministro da Justiça, no lugar de Flávio Dino , que vai assumir uma vaga na Suprema Corte após saída da ministra Rosa Weber . A informação é da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo .
De acordo com publicação desta terça-feira (08), o anúncio oficial aguarda apenas alguns acordos, como o destino dos subordinados a Flávio Dino, principalmente o do secretário-executivo Ricardo Capelli, que chegou a chefiar temporariamente o ministério, durante as férias de Dino.
Lewandowski deixou a Corte em abril de 2023, ao completar 75 anos. Muito ligado a Lula, ele sempre esteve entre os nomes cotados para assumir o Ministério da Justiça no lugar de Dino desde a sua indicação para o Supremo.
Ainda no mês de novembro, Lewandowski chegou a acompanhar o presidente na Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP-28), nos Emirados Árabes.
O ministro mais petista do Supremo
Ricardo Lewandowski é considerado o ministro mais alinhado com o PT nas últimas décadas no Supremo Tribunal Federal.
Em sua trajetória, desde que a ex-primeira-dama Marisa Letícia o recomendou para o Supremo, em 2006, Lewandowski foi responsável por diversas decisões que beneficiaram diretamente políticos de esquerda, especialmente aqueles ligados ao PT.
Na época, o partido vivia sua primeira grande crise, com a imagem arranhada pelo Mensalão – que, tempos depois, a história revelaria ser apenas a ponta do iceberg da corrupção institucionalizada no Brasil.