A Polícia Federal deflagou na manhã desta segunda-feira (08) a 23ª fase da Operação Lesa Pátria. A corporação está executando 47 mandados judiciais, sendo 46 de busca e apreensão e um de prisão preventiva.
Até o momento, a Polícia Federal não revelou os nomes dos alvos desta operação. O órgão informou, por enquanto, que os esforços de hoje têm como foco a identificação daqueles que financiaram e incentivaram os eventos ocorridos em Brasília há exatamente um ano.
Na ocasião, manifestantes invadiram a sede do Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto.
O mandado de prisão preventiva foi emitido na Bahia, mas a cidade exata ainda não foi divulgada pelo comando da Polícia Federal até o momento. Além disso, os mandados de busca e apreensão desta segunda-feira abrangem 12 das 27 unidades federativas.
Bahia — 2;
Distrito Federal — 5;
Goiás — 2;
Maranhão — 4;
Mato Grosso — 10;
Minas Gerais — 2;
Paraná — 1;
Rio Grande do Sul — 13;
Roraima — 1;
Santa Catarina — 2;
São Paulo — 1; e
Tocantins — 3;
Foi determinada. ainda a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Segundo as investigações da PF, os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.