O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) acionou a Polícia Federal para apurar o compartilhamento de algumas imagens do caderno de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado neste domingo (05). Logo após o início da prova, diversas fotos com as questões começaram a circular nas redes sociais.

As imagens compartilhadas abordam os quatro textos motivadores que compunham a prova de redação, que na edição deste ano tratou sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

No primeiro dia de aplicação, os candidatos que disputam uma vaga no ensino superior realizam as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Nessa última, os participantes devem elaborar um texto dissertativo-argumentativo apontando o problema: causas, consequências e solução do tema a ser abordado.

Neste dia, a aplicação da prova dura cerca de cinco horas e trinta minutos, com início às 11h e término às 18h30. Ainda assim, apenas os candidatos que saem a partir das 18h podem levar o caderno de provas. Segundo o Inep, ainda não há indícios que a prova tenha sido vazada.