O consumo de doces pode trazer um impacto imediato ao sistema imunológico. Quando ingerimos grandes quantidades de açúcar, principalmente o refinado, ocorre uma redução temporária na capacidade dos glóbulos brancos de combater infecções. Isso acontece porque o açúcar em excesso prejudica o funcionamento dos leucócitos, que são as células de defesa do organismo responsáveis por neutralizar vírus, bactérias e outros agentes patogênicos.

Estudos mostram que, após a ingestão de açúcar, a eficiência dos glóbulos brancos pode ser reduzida em até 40% por várias horas. Isso significa que, durante esse período, o corpo fica mais vulnerável as infecções e outros problemas relacionados ao sistema imunológico.

Foto: Acervo Pessoal
Demóstenes Ribeiro

Esse efeito ocorre porque o açúcar compete com a vitamina C na entrada das células de defesa. A vitamina C é essencial para o funcionamento adequado do sistema imunológico, mas, em presença elevada de glicose, sua absorção é inibida, comprometendo a resposta imunológica.

Portanto, diminuir o máximo consumo de doces não é apenas uma questão de evitar o ganho de peso ou outros problemas metabólicos, mas também de preservar a integridade do sistema imunológico.

Para fortalecer as defesas do corpo, é mais saudável optar por fontes naturais de açúcar, como frutas, que vêm acompanhadas de fibras, vitaminas e antioxidantes benéficos à saúde.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1