Fazer uma atividade física em uma trilha ecológica oferece uma experiência única que combina exercício físico com contato direto com a natureza. Essa combinação traz uma série de benefícios para a saúde física, mental e emocional.
Em primeiro lugar, a trilha ecológica proporciona um ambiente naturalmente estimulante, longe do barulho e da agitação da vida urbana. Esse contato com a natureza ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, promovendo um maior relaxamento mental e emocional.
Além disso, a prática de atividade física em trilhas exige o uso de diferentes grupos musculares, pois o terreno irregular e muitas vezes íngreme requer esforço físico variado. Isso contribui para o fortalecimento muscular e o aumento da resistência física.
Outro benefício é o estímulo à respiração profunda e à oxigenação do corpo, já que o ar em ambientes naturais costuma ser mais puro e limpo. Isso melhora a capacidade pulmonar e a circulação sanguínea, beneficiando todo o organismo.
Embora poucos conheçam, nós teresinenses temos uma trilha ecológica às margens do Rio Poty, nas mediações na Ponte Estaiada. Embora precise de uma boa manutenção e segurança, é uma excelente alternativa para um lazer ativo.
Em resumo, fazer uma atividade física em uma trilha ecológica não só melhora a saúde física, mas também a saúde mental e emocional, proporcionando uma experiência revitalizante e enriquecedora para o corpo e a mente.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1