Estudos recentes têm demonstrado que o treinamento físico regular nas crianças pode ter um impacto positivo não apenas no corpo, mas também na mente. Um renomado estudo publicado na revista Pediatrics, envolvendo 221 crianças de 7 a 9 anos, evidenciou que as crianças que praticam atividade física de forma regular apresentam maior atividade cerebral e melhor desempenho cognitivo quando comparadas às que não se exercitam.
A pesquisa mostrou que as crianças fisicamente ativas desenvolvem melhor memória, atenção e capacidade de resolver problemas, atributos essenciais para o sucesso escolar e para a vida. Isso ocorre porque o exercício físico estimula o crescimento de novas conexões neurais, especialmente nas áreas do cérebro responsáveis por funções cognitivas, como o hipocampo, que está relacionado à memória e ao aprendizado.
Além disso, o estudo reforça que as crianças que praticam atividades físicas apresentam melhor concentração em sala de aula, maior habilidade de processar informações e tomar decisões mais rápidas e assertivas. Isso demonstra que o treinamento físico, além de promover saúde física, é um grande aliado no desenvolvimento intelectual infantil, contribuindo para um futuro mais promissor.
É fundamental que uma gestão municipal incentive a prática de atividades físicas desde cedo é essencial para que as crianças desenvolvam corpos e mentes saudáveis, criando uma base sólida para o crescimento e o sucesso em várias áreas da vida.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1