Um cérebro saudável começa por músculos fortes, pois a saúde física e a saúde mental estão intrinsecamente ligadas. A atividade física promove o fortalecimento muscular, o que contribui para uma série de benefícios no funcionamento cerebral. Quando os músculos são estimulados, o corpo libera substâncias, como as endorfinas e a dopamina, que ajudam a reduzir o estresse, melhorar o humor e aumentar a sensação de bem-estar.

Além disso, o fortalecimento muscular melhora a circulação sanguínea, levando mais oxigênio e nutrientes ao cérebro e ajudando na prevenção de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Foto: Divulgação/Demóstenes
Dona Alice Veras fortalece seu corpo na musculação terapêutica

Estudos mostram que o exercício físico, especialmente o que envolve a força muscular, tem impacto positivo nas funções cognitivas, como a memória, a atenção e o raciocínio. A prática regular contribui para o crescimento de novas células cerebrais e para a formação de conexões neuronais, ajudando a manter a mente afiada em todas as idades.

Dessa forma, ao cuidar dos músculos, estamos também cuidando do cérebro, promovendo um envelhecimento mais saudável e prevenindo o declínio cognitivo.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1