A osteoporose consiste em um processo natural e fisiológico do sistema ósseo, no qual os ossos vão enfraquecendo e se tornando mais suscetíveis a fraturas. Cerca de 10 milhões de pessoas convivem com a osteoporose no Brasil, e apenas 20% sabem que têm a doença, a qual provoca 200 mil mortes por ano no país. Trata-se de uma doença silenciosa, pois raramente apresenta sintomas antes de sua consequência mais grave: as fraturas.

A melhor forma de prevenção é um estilo de vida saudável e a ingestão de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como leite e seus derivados, sardinha, soja e vegetais verdes escuros. Entre as atividades físicas mais indicadas tanto para a prevenção quanto para o tratamento da osteoporose, destaca-se a musculação como principal. A prática regular da musculação (3 vezes por semana) garante ossos mais resistentes e protegidos devido ao ganho de massa muscular. Além disso, o exercício melhora o sistema imunológico e contribui para o aumento da força e do equilíbrio, fatores importantes para evitar quedas, situações comuns em pessoas idosas que geralmente resultam em fraturas.

Foto: Arquivo pessoal
Dona Silvia treina musculação para combater a osteoporose

O fortalecimento dos ossos ocorre da seguinte forma: a sobrecarga gerada pelo exercício resulta no fenômeno conhecido como efeito PIEZELÉTRICO, no qual a energia mecânica se transforma em energia elétrica no sistema musculoesquelético, favorecendo a entrada de íons de cálcio no osso. Dessa forma, os ossos se fortalecem.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1