Normalmente, estamos acostumados a associar a musculação a melhorias no padrão estético e no desempenho. No entanto, existe outra forma de fazer exercícios com pesos: a MUSCULAÇÃO TERAPÊUTICA.

De acordo com informações do Instituto de Excelência em Educação em Saúde (IEES), a musculação terapêutica é um método de treinamento que visa o ganho ou devolução de força e resistência muscular para pessoas sedentárias ou debilitadas.

A musculação terapêutica pode auxiliar no emagrecimento. Além disso, benefícios como o combate à hipertensão, a diminuição dos níveis de glicose no sangue e a melhoria das noites de sono já foram associados ao método.

A musculação terapêutica também pode contribuir para o controle inflamatório e auxiliar na coordenação motora dos pacientes, pois os exercícios são lentos e envolvem movimentos rotineiros do dia a dia, como empurrar e puxar com os braços e as pernas.

Aqui no Brasil, mais precisamente em Sumaré (São Paulo), um médico esportista chamado Dr. José Maria Santarém criou um instituto chamado Biodelta, onde trabalha com a musculação terapêutica, cuidando da reabilitação de idosos. Inclusive, o próprio Dr. Santarém criou também uma linha de equipamentos especiais para trabalhar com clientes com limitações.

Nossos idosos precisam desse zelo.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1