O Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV), da Polícia Civil do Piauí, indiciou 20 pessoas por organização criminosa, no bojo do inquérito que desencadeou a Operação Sodaliciun , que mirou um grupo acusado dos crimes de roubo, receptação e adulteração de veículos no Piauí e no estado de Minas Gerais em novembro do ano passado.
Os indiciados foram identificados como Mário do Nascimento Sousa, Jefferson Pereira Rodrigues, Edvaldo Pereira dos Santos Filho, Pedro Lucas Fiusa Leal, Francisco Eduardo da Silva, João Felipe de Oliveira Sousa, Marcos Vinícius Araújo da Silva, Francisco de Assis dos Santos Herculano, Francisco Bruno de Souza, Benedito Mateus da Silva Pinho, Reginaldo Sabino da Silva, Eduardo Nascimento de Sousa, Carlos Augusto Lima Borges, Phellippe Bonfim dos Santos, Ítalo Shadai Almeida Silva, Edvan Ferreira da Silva, Eduardo Sanchez Brito de Sousa, Arthur Alencar do Nascimento, David Oliveira Rodrigues e Michele Bezerra de Sousa.
O Departamento de Roubo e Furto de Veículos descortinou o grupo criminoso, a partir da prisão de Mário do Nascimento Sousa , que foi flagrado com um veículo roubado em 25 de janeiro de 2024.
Com a apreensão do aparelho celular e a extração dos dados autorizada pelo Poder Judiciário, o núcleo de inteligência do Departamento de Roubo e Furto de Veículos - DRFV passou a fazer a análise do conteúdo do celular de Mário, principalmente conversas no aplicativo WhatsApp, o que revelou uma verdadeira organização criminosa liderada por ele, para a prática de roubos e furtos de veículos, adulteração de sinais identificadores de veículos automotores (chassis, placas e numeração de motores), tráfico de entorpecentes, comercialização de armas de fogo e veículos roubados ou furtados.
Operação Sodaliciun
No dia 21 de novembro, o DRFV deflagrou a Operação Sodaliciun, para dar cumprimento a 20 ordens judiciais, que resultaram na prisão de 14 pessoas que integravam vários núcleos na organização, em que alguns praticavam os roubos e furtos, outros eram os adulteradores e outros, os receptadores, que faziam toda a negociação, inclusive em redes sociais, onde colocavam os veículos à venda.
Articulador do grupo foi preso
O alvo identificado como Francisco Eduardo, cadeirante, também foi preso. Conforme a Polícia Civil, ele é apontado como articulador do grupo, responsável por solicitar veículos a serem roubados ou furtados.
Rapidinhas
Acusado de matar e incendiar vendedor estava sob efeito de drogas
O homem identificado como Lailson Sousa Nascimento, acusado de matar o vendedor Francisco Gomes Paixão com golpes de faca e depois teve o corpo queimado na Vila Santa Bárbara, zona leste de Teresina, estava sob efeito de drogas, quando golpeou a vítima com facão. O objetivoo foi matar para roubar dinheiro e demais pertences que a vítima trazia consigo na tarde do dia 04 de fevereiro de 2025.
Na manhã desta quinta-feira (06), Lailson Sousa Nascimento foi ouvido no presídio em oitiva complementar. O delegado responsável pelas investigações, Danúbio Dias, deverá concluir o caso até o final da próxima semana e remetê-lo ao Poder Judiciário.
DRACO recupera arma roubada de policial civil durante operação
Os policiais do DRACO conseguiram recuperar nessa quinta-feira (06) uma arma de fogo que havia sido roubada de um policial civil, em Teresina. A ação se deu no contexto da Operação DRACO 185, que terminou com as prisões de 14 pessoas suspeitas de integrarem uma célula do Comando Vermelho, com atuação no bairro Mafrense, zona norte de Teresina.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1