O empresário e pré-candidato a vereador, Francisco Antônio Queiroz dos Santos , preso preventivamente pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas ( DRACO ) foi transferido para a Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba.

A decisão foi assinada pelo juiz de Direito Plantonista da Central de Custódia de Parnaíba-PI, José Carlos da Fonseca Lima Amorim, nesse domingo (13). A transferência ocorreu nessa segunda-feira (15).

Foto: Divulgação/SSP-PI
Alvo preso pelo DRACO em Cajueiro da Praia

Conforme destacou o magistrado, “considerando que não houve qualquer alteração fática da decisão da decretação da prisão preventiva, proferida pelo Órgão Jurisdicional da Central Regional de Audiências de Custódia, visando garantir a ordem pública, cabendo, assim, tão somente perquirir eventual prática de maus tratos quando da sua realização. Logo, no caso em espécie, pelas declarações do próprio apresentado, não se visualiza qualquer indicativo da prática de tortura, alinhado ao exame de corpo de delito feito no mesmo”, diz trecho da decisão.

Envolvimento com o tráfico de drogas

A investigação do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas deu-se início no contexto da narcotraficância perpetrada pela facção Comando Vermelho, que se instalou no litoral do Piauí com o objetivo de ocupar espaços e dominar o tráfico de drogas na região.

Além de Francisco Antônio Queiroz dos Santos, segundo a Polícia Civil, outras 34 pessoas foram alcançadas nas investigações. Ao todo, 25 alvos foram presos durante a Operação DRACO 137, que possuem algum tipo de relação com homicídios no litoral piauiense e outras ações criminosas.

Rapidinhas

Pré-candidato é apontado como líder do tráfico na região do litoral

A investigação, capitaneada pelo delegado Agenor Ferreira, aponta Francisco Antônio Queiroz dos Santos como um dos principais membros do grupo responsável por realizar grande movimentação de drogas, inclusive, com ligação direta com o núcleo da facção que atua na zona sul de Teresina, que também foi atacado durante a deflagração da Operação DRACO 137.

Para a Polícia Civil, um empreendimento no ramo alimentício o qual Francisco Antônio toca funciona para lavar dinheiro do crime.

Wellington Dias ratifica força política ao aglutinar apoio a Fábio Novo

O ex-governador Wellington Dias (PT) e atual ministro do Desenvolvimento Social ratificou sua capacidade de dialogar, como poucos, para aglutinar apoio da Federação PSDB e Cidadania rumo ao pré-candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo .

Foto: Lucas Dias/GP1
Ministro Wellington Dias

Não à toa, o desembarque de federação ao projeto político de Fábio Novo nessa segunda-feira (15) ocorreu como uma orquestra, que é regida por seu maestro, ora aqui representado pelo então ministro. A ofensiva frente ao grupo que tem tucanos históricos não caiu bem para integrantes do PSDB, a exemplo de Edson Melo, que mesmo não concordando teve que engolir seco a decisão que veio de cima para baixo.

Sobrinho de ex-jogador pode ter sido atropelado depois de morto, diz DHPP

O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) está buscando imagens que possam auxiliar as investigações, que apuram o assassinato do sobrinho do ex-jogador Panzilão, Rubervam Rios Ferreira, 48 anos, que foi encontrado morto na Avenida 15 de Novembro, via principal de acesso ao conjunto Morada Nova, zona sul de Teresina.

A investigação busca esclarecer a dinâmica dos fatos que levaram à morte de Rubervam, inclusive, se o autônomo chegou a ser atropelado depois de ter sido alvejado com disparo na região da cabeça, já que a vítima foi encontrada no meio da via, com o corpo coberto de sangue, sugerindo, inicialmente, óbito por atropelamento.

“A informação inicial que chegou aos órgãos de segurança é de que havia uma pessoa na via pública e que seria vítima de um acidente de trânsito. A perícia foi acionada ao local normalmente, no entanto, ao final da perícia, o perito constatou a existência de uma lesão no crânio da vítima, compatível com um disparo de arma de fogo. O corpo foi para o IML, nós estamos aguardando o laudo final, mas a informação até o momento é uma situação compatível mesmo com o homicídio. O procedimento foi instaurado aqui no Departamento de Homicídio para apurar o fato. Há informações preliminares que falam que a vítima também teria sido atropelada, não sei se no mesmo contexto do disparo de arma de fogo ou se posteriormente por algum motorista, pois era período noturno, madrugada, algum veículo pode ter passado por cima do corpo também, mas ainda estamos verificando”, disse o delegado Jorge Terceiro.

Câmeras podem esclarecer o crime

“A equipe de investigação está em campo levantando informações do caso.  O procedimento foi instaurado e, como de praxe, nós sempre buscamos filmagens nos locais de crime, que possam subsidiar a investigação em si, para a busca de mais elementos. Alguns locais próximos possuem câmeras, mas a informação no momento é de que eles não gravavam as cenas exteriores, era apenas para monitoramento externo dos imóveis”.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1