Após reportagem publicada pela Coluna no último dia 09 de maio, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, decidiu exonerar o ex-vice-prefeito de São Raimundo Nonato, Luciano Macário de Castro, condenado por improbidade administrativa e com os direitos políticos suspensos até 2027.

A exoneração foi efetivada no Diário Oficial da Alepi, do dia 29 de maio de 2024, com efeitos retroativos a dia 1º do mesmo mês.

Foto: Alef Leão/GP1
Presidente da ALEPI, Franzé Silva

O ex-vice-prefeito estava lotado na liderança do Partido dos Trabalhadores (PT) e vinha recebendo, desde outubro, o salário de R$ 13.983,02 (treze mil, novecentos e oitenta e três reais e dois centavos).

Foto: Divulgação
Exoneração de Luciano Macário de Castro

Luciano Macário era sócio administrador de uma construtora e foi denunciado à Justiça Federal por irregularidades na execução da obra de implantação de um sistema de abastecimento de água na cidade de Tamboril do Piauí. A sentença proferida em 2017 suspendeu os direitos políticos por 8 anos, aplicou multa de R$ 68 mil, além da proibição de contratar com o Poder Público por 10 (dez) anos. 

A sentença consta no Cadastro Nacional de Condenações Por Atos de Improbidade Administrativa e Inelegibilidade, sistema que contém informações sobre processos já julgados, que identificam entidades jurídicas ou pessoas físicas que tenham sido condenadas por improbidade.

Luciano Macário é pai do vereador Luciano Macário Filho, de São Raimundo Nonato.

Rapidinhas

Wellington Dias avalia crescimento na base de apoio de Rafael Fonteles

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou que o grupo político liderado pelo governador Rafael Fonteles (PT) deve se fortalecer ainda mais nas eleições municipais de 2024. “É real a possibilidade de a gente ter um crescimento não apenas no número de prefeitos, de vereadores do PT, mas de todos os partidos da base. Eu gosto desse sentimento e esse compromisso de time. Em alguns lugares mais de um partido da base está concorrendo, o que mostra uma força muito grande”, destacou Wellington Dias.

Foto: Lucas Dias/GP1
Wellington Dias e Rafael Fonteles

DHPP investiga briga familiar que terminou em morte

O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) está investigando um assassinato registrado no bairro Monte Castelo, durante uma discussão entre membros da mesma família na noite da última quinta-feira (30).

Os policiais da Delegacia de Investigação de Desaparecimento de Pessoas (DESAP), vinculada ao DHPP, iniciaram as primeiras ações a fim de apurar as circunstâncias do crime, que até o momento não estão claras. A partir desta segunda-feira, testemunhas serão ouvidas para auxiliar as investigações sobre o caso e ajudar a localizar o autor, que fugiu logo após o assassinato.

Polícia Civil tem 30 dias para concluir inquérito sobre morte de músico

As investigações que apuram a morte do músico Carlos Henrique, que perdeu a vida durante uma perseguição policial, na madrugada do dia 30 de maio, estão sendo conduzidas pelo DHPP. Embora os primeiros levantamentos indiquem que a morte do músico pode ter sido provocada em função da colisão entre o carro onde ele estava e o veículo de assaltantes em fuga, a Polícia Civil vai intensificar as investigações, a fim de localizar todos os alvos que fugiram da PM no momento em que colidiram no carro onde o músico estava.

Foto: Reprodução/ Instagram
Carlos Henrique, de 24 anos

Casal foi preso no Ceará

Na noite desse sábado (1º), José Marcelo Fernandes Portela Machado, que fugiu logo após colidir contra o carro onde estava o músico teresinense Carlos Henrique, acabou sendo preso. Com ele também foi presa Bárbara Beatriz da Silva dos Santos. Agora resta um alvo ser localizado.

O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa tem um prazo de 30 dias para concluir o inquérito, apontando todas as circunstâncias que levaram à morte do músico Carlos Henrique.

Ministra Luciana Santos abre conferência internacional em Teresina

Tem início nesta segunda-feira (03), a Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (Citer), com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que fará a abertura do evento no Centro de Convenções de Teresina, às 14h30.

A programação, que segue até a próxima quarta-feira (05), contará com 180 palestrantes e 45 painéis simultâneos, que vão abordar como tema central "As Tecnologias das Energias Renováveis no Contexto da Transição Energética Global Justa e Sustentável”.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1