Nesta quinta-feira (27), a cantora Claudia Leitte , uma das convidadas de Carlinhos Brown para a abertura do Carnaval 2025, foi vaiada quando iniciou sua apresentação. Alguns foliões não gostaram de ver o nome da cantora e chegaram até a xingar a artista.
A reação do público é resultado da polêmica envolvendo a cantora, desde que ela decidiu trocar 'Iemanjá' por 'Yeshua' na música Caranguejo, canção lançada em 2004. O novo termo adotado por Claudia Leite significa Jesus em hebraico. Na época, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou um inquérito para apurar denúncias de racismo religioso cometidos por Claudia Leitte, consistente na violação de bem cultural e de direitos das comunidades religiosas de matriz africana.
Apesar das vaias recebidas por Claudia Leitte, o evento continuou com a presença de outros grandes nomes da música baiana, como Carlinhos Brown , que tentou apaziguar a situação. Para além das vaias, tiveram foliões que deixaram a polêmica de lado e preferiram curtiram os primeiros momentos da cantora em cima do trio no carnaval baiano. Brown também incentivou o público a participar de um “Ajayô”, uma saudação tradicional, enquanto entoava “Bola de Sabão”, um sucesso da carreira de Claudia.
Claudia Leitte participou do camarote andante, que também recebeu Sarajane, Ricardo Chaves, Daniela Mercury, Márcio Victor, Serginho, Gilmelândia, Felipe Pezoni, Xanddy Harmonia, o Grupo Olodum e representantes de grupos de afoxé, como Filhos de Gandhy e Cortejo Afro.