Na noite da última quinta-feira (12), 16 detentos fugiram do Conjunto Penal de Eunápolis , no sul da Bahia, após a unidade ser alvo de um ataque realizado por um grupo armado.
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (SEAP), oito homens fortemente armados invadiram o presídio, trocando tiros com os agentes de segurança. Durante o confronto, o grupo conseguiu acessar duas celas e libertar os internos, utilizando um alicate para cortar uma cerca metálica. Durante a ação, um cão de guarda foi morto.
A Reviver, empresa responsável pela cogestão e segurança do presídio, informou que acionou a polícia imediatamente após o início do ataque. No entanto, as forças de segurança não chegaram a tempo, permitindo a fuga dos criminosos e dos detentos.
A SEAP declarou que está colaborando com a Polícia Civil, fornecendo todas as informações necessárias para a investigação e buscando esclarecer as circunstâncias que possibilitaram o ocorrido. Até o momento, nenhum dos fugitivos foi recapturado.
No entanto, um dos suspeitos envolvidos na fuga foi preso pela Polícia da Bahia na sexta-feira (13). O homem, que não teve o nome revelado, foi localizado em uma casa próxima à região da detenção. Ao ser levado para a delegacia, ele confessou o envolvimento na invasão e disse à polícia que receberia R$ 5 mil pela ajuda na fuga.
Confira a lista de fugitivos:
1. Sirlon Risério Dias Silva
2. Mateus de Amaral Oliveira
3. Geifson de Jesus Souza
4. Ednaldo Pereira Souza
5. Anderson de Oliveira Lima
6. Altieri Amaral de Araújo
7. Anailton Souza Santos
8. Fernandes Pereira Queiroz
9. Giliard da Silva Moura
10. Rubens Lourenço dos Santos
11. Valtinei dos Santos Lima
12. Romildo Pereira dos Santos
13. Thiago Almeida Ribeiro
14. Idário Silva Dias
15. Isaac Silva Ferreira
16. William Ferreira Miranda