Fechar
GP1

Piauí

Uso indiscriminado de sacolas plásticas será tema de debate com a população de Várzea Grande

Segundo o Ministério do Meio Ambiente os brasileiros consomem por hora cerca de 1,5 milhões de sacolas plásticas.

O Fórum Municipal “Lixo e Cidadania” de Várzea Grande e o vereador Toninho do Gloria líder da bancada do (PV) vai promover uma reunião pública para debater com a população o uso indiscriminado das sacolas plásticas. A discussão vai subsidiar a adequação da proposta de lei que prevê a substituição das sacolas plásticas de uso único pelas sacolas retornáveis.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente os brasileiros consomem por hora cerca de 1,5 milhões de sacolas plásticas. Em contato com a natureza esse material provoca diversos danos ambientais como a impermeabilização do solo de aterros e lixões, a obstrução de pontos de drenagem de chuvas, poluição nas cidades, florestas e oceanos e até causa a morte de animais.

Em Várzea Grande a discussão sobre o problema resultou em uma proposta de Lei apresentada pelo Fórum Municipal “Lixo e Cidadania” de Várzea Grande e assinada pelo vereador Toninho do Gloria (PV). Pelo projeto, a distribuição gratuita de sacolas plásticas nos supermercados será proibida. Em contrapartida, os estabelecimentos deverão oferecer alternativas ecológicas, como sacolas retornáveis e caixas de papelão.

A medida foi a forma encontrada para estimular a utilização das sacolas retornáveis. “Essa proposta está em discussão desde o ano passado. Agora vamos realizar uma reunião pública para debater o projeto com a população e também para apresentar informações sobre os impactos que o uso indiscriminado das sacolas plásticas causa ao meio ambiente”, explica

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.