Fechar
GP1

Piauí

Projeto Sonora Brasil SESC traz ao Piauí o concerto de Gilberto Monteiro

O Sonora Brasil SESC consolida-se com um dos maiores projetos de circulação musical do país.

O projeto Sonora Brasil SESC traz ao Piauí o concerto de Gilberto Monteiro e grupo (RS), com única apresentação em Teresina, dia 28 de julho às 19h30, no Palácio da Música. O show tem entrada gratuita e integra a programação da segunda etapa do projeto de formação de ouvintes musicais realizado pelo SESC.

O Sonora Brasil SESC consolida-se com um dos maiores projetos de circulação musical do país. Este ano, o projeto percorrerá 2.200 municípios, em 26 estados do Brasil e no Distrito Federal.

Imagem: Divulgação Gilberto Monteiro e grupo do Rio Grande do Sul (Imagem:Divulgação )Gilberto Monteiro e grupo do Rio Grande do Sul 

Em passagem pelo Piauí, Gilberto Monteiro realizará três concertos: o primeiro em Teresina, no sábado (28). Domingo (29) ele se apresenta no Teatro do SESC Avenida, em Parnaíba e na terça-feira (31) será atração do SESC no auditório da Associação Comercial, em Floriano. Todos os concertos têm entrada gratuita.

Desenvolvido há 15 anos, com concertos e shows itinerantes pelo país, o Sonora Brasil – formação de ouvintes musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil.
Imagem: Divulgação Gilberto Monteiro(Imagem:Divulgação )Gilberto Monteiro
SOBRE GILBERTO MONTEIRO

Conhecida no sul do Brasil como gaita-ponto, gaita de duas conversas ou acordeona de oito baixos, funciona pelo sistema chamado de “voz trocada”, onde cada botão gera dois sons distintos dependendo da direção do movimento do fole, o que a diferencia do acordeão de teclado, em que cada tecla ou botão corresponde a uma única nota, independentemente do movimento do fole.
Diferentemente do instrumento utilizado no nordeste do país, a gaita sulista de oito baixos e duas carreiras é eminentemente diatônica, influenciando a música tradicional gaúcha. Sonoro, resistente à umidade, fácil de conduzir, capaz de animar toda uma sala de baile, impõe-se como instrumento solista, substituto da rabeca e da viola em temas musicais que acompanham as danças tradicionais gaúchas.
As vaneras, vanerões, chamamés, chamarritas, contra-passos, xotes, bugios, milongas e rancheiras ganham espaços e definem seus estilos no som da gaita-ponto, instrumento que representa a música característica da região sul do país.
A sonoridade do fole gaúcho será apresentada por Gilberto Monteiro, instrumentista e compositor, nascido na cidade de Santiago do Boqueirão, considerado um dos mais importantes músicos do Rio Grande do Sul, que acompanhado de Eduardo Cantero (violão) e Thiago Pereira (percussão), leva a música das tradições gaúchas pelo país.

PROGRAMA

Templo de Luz (Gilberto Monteiro) - abertura
Missioneiro (Tio Bilia) - vanera
Milonga para as missões (Gilberto Monteiro) - milonga
Xote Laranjeira (Negro Laranjeira) - xote
Os zóio da veia (Gilberto Monteiro)- vanera
Tio Bilia na oito baixos (Tio Bilia) - rancheira
20 de Setembro (anônimo) - bugio
Bugio extraviado (Tio Bilia) - bugio
Me dá um café, mulata (Nego Véio Bulé) - valsa
5 pila (anônimo) - contra-passo
Mazurca (Tia Bela) - mazurca
Nego da gaita (Ayrton Pimentel / Gilberto Carvalho) - canção
Pra ti, guria (Gilberto Monteiro) - chamamé canção

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.