Fechar
GP1

Economia e Negócios

Aneel decide manter bandeira verde durante o mês de julho

O consumidor de energia elétrica já não pagava taxa adicional há mais de 1 ano.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), informou na última sexta-feira (30), que a bandeira tarifária verde continuará a ser mantida neste mês de julho. Segundo o órgão regulador, o benefício se dá por conta das melhorias nos índices dos reservatórios de usinas hidrelétricas.

O consumidor de energia elétrica conectado ao sistema elétrico nacional, já não pagava taxa adicional há mais de um ano. Dessa forma, a manutenção da bandeira verde, garante aos cidadãos brasileiros que não será feita a cobrança extra na conta de energia de residências ou de estabelecimentos.

O diretor da Aneel, Sandoval Feitosa, afirma que o cenário aumenta as expectativas para o acionamento da bandeira, que está em vigor desde 2022, até o final deste ano. A conta de luz está sem o adicional das tarifas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até abril de 2022, por conta da situação de seca dos reservatórios de água, ela destacava o aumento da conta de energia com o objetivo de custear os gastos com o acionamento das termelétricas. Eram cobrados R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para sinalizar os custos da geração de energia no Brasil, principalmente quando as condições não são favoráveis. Verde, amarela e vermelha, sinalizam os custos em função da geração da energia. No caso, a bandeira verde, demonstra que as condições são favoráveis e é feita uma cobrança de R$ 2,989 a cada 100 kWh consumidos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.